O que é pet care? Conheça os benefícios para seu pet4 min read

Médicas Veterinárias cortando a unha de um cachorro

Em meio a crises econômicas, o mercado pet se mantém incólume, graças à mudança no comportamento dos consumidores. Porém, isso não quer dizer, apenas, que as pessoas estão comprando mais produtos nos pet shops — essa mudança está diretamente ligada ao modo como nos relacionamos com nossos animais de estimação hoje.

Nas últimas décadas, cães e gatos deixaram de ser vistos somente como boa companhia e se tornaram membros de nossas famílias. Ocupando um lugar de destaque em nossa rotina, é justamente por causa desse forte laço que não medimos esforços para vê-los bem. É aí que surge o conceito de pet care.

Afinal, o que é pet care? Por que o termo está em alta hoje em dia e o que ele traduz? Continue conosco, entenda o assunto e saiba quais benefícios traz para o seu peludo!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

O que é pet care?

Em tradução livre, pet care significa “cuidados com animais de estimação”. Porém, o conceito vai muito além de apenas oferecer alimento, vacinas e um banho vez ou outra. O pet care visa promover o verdadeiro bem-estar dos animais que convivem conosco.

A relação do Homem com os animais é deveras antiga, e a sua domesticação sempre teve a ver com uma troca mútua de vantagens. Por exemplo, oferecemos alimento para os cães em troca da sua ajuda na caçada; oferecemos abrigo para os gatos em troca do seu auxílio para controlar populações de roedores.

Porém, no decorrer dos tempos, vimos essa relação se modificar. Os animais passaram a dividir mais espaços em nossas casas e, hoje, fazem parte da nossa família, participam de inúmeras atividades conosco e compartilham, até mesmo, nossas camas.

Esse cuidado é consequência dos inestimáveis benefícios que a convivência com animais nos traz. E o pet care nasceu, então, da nossa vontade de retribuir o amor incondicional que eles nos dãotroca mútua de vantagens.

 

Quais são os exemplos de pet care?

A seguir, veja alguns dos cuidados que estão sendo aperfeiçoados para trazer bem-estar aos pets.

Pet Sitter e Hospedagem

Foi-se o tempo em que, quando tutores viajavam, deixavam o dobro de água e ração para os animais de estimação. Hoje sabemos que eles precisam muito mais do que isso para ficarem bem sozinhos e confiamos os seus cuidados diários aos pet sitters ou a hotéis especializados.

Dog Walker

Cães têm uma grande necessidade de socializar, se exercitar e investigar o mundo que os cerca. Para quem mora em apartamento e/ou não tem tempo suficiente para levar seus peludos passear todos os dias, os dog wakers se dispõe a fazer isso, estimulando os instintos caninos.

Creche para pets

Pets também podem sofrer de depressão e ansiedade de separação. Para contornar o problema, é cada vez mais comum tutores que passam muitas horas fora de casa levarem seus peludos às creches para pets. Depois de passarem o dia com outros animais em um ambiente enriquecedor, voltam para casa com seus tutores.

 

Cuidados com a saúde e a alimentação

Amar um animal também significa cuidar da sua saúde. Assim, as vacinas e os medicamentos, bem como os alimentos são desenvolvidos especialmente para atender as demandas fisiológicas dos animais e melhorarem o funcionamento do seu organismo e a sua saúde, no geral.

 

Quais são os benefícios do pet care para os animais?

Não é muito difícil imaginar os benefícios que todo esse cuidado gera aos nossos peludos, não é? Cães e gatos gostam muito — e precisam — da nossa companhia e da nossa atenção. Ao atendermos as necessidades básicas da natureza de cada espécie e prezarmos por oferecer a eles uma vida rica e estimulante, é nítido seu bem-estar e a sua alegria.

Os animais crescem fortes, vigorosos e não desenvolvem distúrbios comportamentais. Além disso, o profundo pet care promove a saúde geral de cães e gatos e prolonga a sua vida, com qualidade — principalmente quando recebem um alimento equilibrado e específico para cada caso.

Por isso, descubra, agora, qual a ração ideal para os cães e veja dicas de alimentos para eles!