CINCO DICAS DE COMO ELIMINAR PULGAS

Encontrou uma pulga em seu cachorro? Esses pequenos insetos são ágeis, se multiplicam rapidamente e podem ficar escondidos em qualquer cantinho da casa. Por isso, é preciso saber como eliminar pulgas do pet e também do ambiente.

Você sabia que elas podem ficar até no tapete, no sofá ou na cama e você só vai notar quando for picado? Para acabar com o problema, é preciso agir o quanto antes e evitar que novas pulgas se instalem em sua casa. 

Confira dicas de como eliminar pulgas e garanta a sua saúde e a do seu peludo.

1 Como eliminar pulga no ambiente? Faça uma limpeza

A primeira dica de como eliminar a pulga é fazer uma boa limpeza na casa. Varra tudo, tire pó, passe pano com desinfetante e troque a roupa de cama. 

Varra o quintal todo e retire qualquer resíduo de folhas mortas que caíram das árvores. Aproveite para recolher potinhos e outras sujeiras que possam ter ficado acumuladas. Descarte corretamente tudo. A ideia é eliminar resíduos que possam servir como abrigos para as pulgas. Mantenha a limpeza da área externa em dia e evite acúmulo de sujeira. 

2 Faça do aspirador um grande aliado

Depois de tudo limpinho, aspire bem cada cantinho. Sofá, tapete, estofado de cadeira, tudo deve ser aspirado. Quando você usa o aspirador, elimina ovinhos de pulga e também alguns insetos. Por isso, uma das dicas de como eliminar pulgas, é aspirar a casa pelo menos uma vez por semana, para garantir que nenhum inseto está por lá.

3 Use um veneno indicado para matar pulgas no ambiente

Há diversos produtos feitos por laboratórios veterinários que são indicados para eliminar as pulgas do ambiente. Alguns deles são em spray, o que facilita muito na hora de aplicar.

Converse com o Médico-Veterinário do seu animal de estimação, para que ele indique um. A aplicação deve ser feita depois que você tiver feito a faxina e passado o aspirador. 

Lembre-se de que o pet não deve ter contato com o veneno. Apenas a pessoa responsável por aplicá-lo deve estar dentro da casa. Siga as instruções de uso do fabricante e garanta que o seu bichinho de estimação está para o quintal, longe do veneno. 

Há também produtos voltados para o controle na área externa. Nesse caso, o animal também precisa ser retirado antes da aplicação. 

4 Lave a caminha do pet

Seja seu bichinho um cachorro ou um gatinho, garanta que os paninhos e as caminhas estejam sempre limpos. Lave bem para eliminar ovinhos de pulgas que possam estar na cama do bichinho.

5 Como eliminar pulgas no cachorro ou no gato

Quer saber como eliminar pulgas no animal de estimação? A primeira coisa é controlar as pulgas do ambiente. Contudo, é importante também garantir que o seu pet esteja protegido e livre de inseto.

Para isso, há diversos medicamentos pour on (pipetas que devem ser pingadas na pele da nuca ou dorso) que podem ser prescritos pelo Médico-Veterinário e usados mensalmente. Eles ajudam a eliminar as pulgas já existentes e também a evitar novas infestações.

Em casos nos quais a quantidade de pulgas é muito grande, o banho com um xampu anti pulgas também é interessante. Além disso, há alternativas como:

  • Talco antipulga;

  • Sabonete antipulga;

  • Spray antipulga;

  • Comprimidos que eliminam as pulgas do animal;

  • Coleira antipulga.

A escolha do produto ideal dependerá da idade do animal, espécie, condições de saúde, entre outros. Converse com o Médico-Veterinário do seu cão ou gato para que ele indique a melhor escolha. 

O ideal, quando já há intensa infestação de pulga, é fazer todos os procedimentos de uma vez, ou seja, realizar a limpeza do local, seguida da aplicação do veneno no ambiente. No mesmo dia, administrar o antipulga em seu pet, para que você consiga eliminar todas de uma vez. 

Gostou das dicas? Quantos bichinhos de estimação você tem? Já teve problemas com pulgas? Conte pra gente nos comentários!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *