Como preparar a casa para a chegada de um filhote de gato?

Todo tutor fica muito ansioso para a chegada de um novo filhote de gato em casa. Essa chegada é cercada de expectativa e muita ansiedade. Mas, apesar dessa vontade de pegar o gatinho no colo, é importante tomar alguns cuidados prévios.

Para que um filhote de gato tenha uma melhor experiência nos primeiros dias na casa nova, é preciso que o tutor realize uma série de deveres.

Veja então uma lista de dicas para proporcionar uma adaptação mais confortável e tranquila para o tutor e principalmente para o novo felino.

1. Prepare cantos da casa para o descanso do filhote de gato

Todo gato adulto tem, por característica, dormir muito (em torno de 15 horas/dia). Agora imagine um filhote de gato, dorme muito mais! Por isso, é muito importante providenciar um ou mais cantinhos para ele poder cochilar confortavelmente.

Além disso, é interessante providenciar camas com bordas almofadadas e cobertores quentinhos. Isso poderá simular o contato com a mãe e os irmãos.

Já para os momentos de atividade dos gatinhos, é aconselhado fazer um estoque de brinquedos, apostando principalmente naqueles específicos para gatos. Um arranhador para gatos também será importante para afiar as garrinhas dos filhotes.

2. Providencie uma caixa de areia para seu filhote

A caixa de areia, é um dos itens mais importantes que o tutor deve adquirir antes da chegada do filhote de gato. Este recipiente deve ser colocado em local de fácil acesso e com certa distância das tigelas de água e comida.

Vale lembrar que nem todo filhote de gato chega em uma nova casa sabendo usar a caixa de areia, neste caso, ele deve ser ensinado desde o início. Geralmente não é difícil!

É importante também que cada gato da casa tenha sua própria caixa de areia, portanto, caso sejam trazidos dois ou mais filhotes de gato é importante que cada um tenha a sua própria.

3. Faça de tudo para evitar acidentes

Gatos filhotes são extremamente curiosos e exploradores, portanto, evitar que acidentes ocorram é fundamental. Assim, algumas medidas de segurança devem ser tomadas:

  • Certifique-se de manter fora do alcance do seu filhote de gato produtos como velas de citronela, produtos antipulgas, vitaminas, veneno e armadilhas para ratos, naftalina e, claro, produtos de limpeza;
  • Se o filhote for morar em apartamento é OBRIGATÓRIO que sejam instaladas telas em todas as janelas e na varanda.

Se possível, evite que o gato tenha vida livre, dessa forma evitaria que ele seja atacado por cães, brigue com outros gatos, seja envenenado ou atropelado e muito diminuiria as chances de contrair doenças fatais, como PIF, FIV e FelV.

Pode ser interessante também “gatificar” a casa para o novo filhote. “Gatificar” significa oferecer alternativas para o pet simulando o que ele encontraria na “natureza” como abrigos, esconderijos, possibilidade de escalar, prateleiras em diferentes alturas etc.

Lembre-se: é mito que seu gato tem 7 vidas! Então todo cuidado é necessário!

4. Crie boas memórias para o gato mediante muito carinho

Filhotes de gatos, até os três meses de idade, absorvem muito as novidades, as levando-às para a vida inteira. Por isso é importante que o tutor seja carinhoso e ofereça os melhores momentos, criando boas memórias.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

No entanto, é importante acostumar esse filhote de gato com outros pets, com outras pessoas, barulhos variados e especialmente com o toque humano, melhorando a interação tutor-gato e especialmente com o médico veterinário.

5. Priorize a boa alimentação do filhote de gato

Acima de tudo, é importante comprar uma ração específica para filhotes de gatos, sendo proibido oferecer-lhes alimentos destinados a cachorros e e a humanos.

Se o filhote foi adquirido de um gatil, provavelmente este indicará uma marca específica e em geral é prudente manter a mesma ração, pelo menos inicialmente.

A Matsuda Pet oferece uma linha completa de alimentos para gatos. A M-line gatos filhotes é um alimento completo disponível em embalagens de 1kg e 10,1kg. Saiba onde encontrar!

Nós, da Matsuda Pet, esperamos que essas dicas o ajudem na chegada no novo filhote à sua casa. Boa sorte!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *