DICAS PARA AUMENTAR O FATURAMENTO DA SUA DISTRIBUIDORA

As vendas estão paradas e o dinheiro não está entrando na distribuidora? Então é hora de pensar em estratégias para aumentar o faturamento. Isso não significa, necessariamente, que você precise aumentar os preços. Afinal, se cobrar mais do que os concorrentes, poderá perder clientes. Dessa forma, é indicado investir em vendas, marketing e no relacionamento com os consumidores

Antes de conferir as dicas, é preciso lembrar que faturamento e lucro são duas coisas diferentes. O primeiro se refere a todo o valor que entra em sua empresa pela venda dos produtos ou algum tipo de prestação de serviço que o seu negócio possa oferecer. Já o segundo é o resultado do valor faturado menos a soma dos custos.

Preparado para aumentar o faturamento da sua distribuidora? Então confira dicas e aplique as que atenderem melhor às suas necessidades! 

Para aumentar o faturamento é preciso valorizar a equipe de vendas

Os representantes comerciais ou vendedores são profissionais que lidarão diretamente com o cliente. Eles poderão incentivar a compra, apresentar produtos novos e ajudar a aumentar o fluxo de vendas.

Por isso, é muito importante motivar a equipe e treiná-la para atender bem. Uma das formas de fazer isso é pagando comissão às representantes comerciais, de acordo com as vendas feitas. Assim, eles serão incentivados, já que saberão que vão receber uma remuneração extra, por cada venda que fecharem.

Caso não tenha condições de fazer isso, outra forma é estabelecer metas e oferecer benefícios aos que conquistarem. Você pode, por exemplo, acrescentar dois ou três dias de folga nas férias. O importante é motivar a equipe, para focar nas vendas e, consequentemente, aumentar o faturamento.

Procure por novos clientes 

Expandir a sua carteira de clientes também é uma maneira eficiente de aumentar o faturamento. Para isso, procure empresas que possam ter interesse nos produtos da sua distribuidora.

Além de pet shop, oriente a equipe de vendas a contatar canis, clínicas veterinárias e supermercados, por exemplo. No geral, canis adquirem um volume grande de ração e podem ter interesse em comprar direto da distribuidora.

Já para as clínicas veterinárias, é possível oferecer medicamentos, enquanto em supermercados, alimentos para cães e petiscos. Novas parcerias movimentam as vendas e ajudam a aumentar o faturamento.

Ofereça diferentes formas de pagamento

É claro que você precisa ter cautela para evitar que o comprador acabe não pagando o que deve. Por isso, é indicado fazer uma consulta da empresa ao Serasa, antes de oferecer facilidades para o pagamento.

Contudo, é interessante, principalmente no caso de compras menores ou de consumidores mais antigos, oferecer facilidades de pagamento. Prazos e até parcelamentos podem ajudar a aumentar as vendas. Além disso, oferecer a opção de boleto, transferência, entre outros, facilitam a rotina do empresário. Isso também ajuda a fidelizar os consumidores, já que você lhe oferece soluções práticas.

Atenda bem

Claro que o vendedor ou o representante comercial é quem tem mais contato com os clientes. Porém, é preciso que toda a equipe esteja preparada para atender bem.

Se quer aumentar o faturamento é preciso ampliar as vendas e isso só acontecerá se o cliente se sentir bem. Dessa forma, foque em treinar os colaboradores, para que estejam prontos para sanar dúvidas, alterar pedidos e fornecer todas as informações necessárias. 

Divulgue a sua distribuidora

Invista em marketing digital, pois essa é uma maneira de encontrar compradores e de ser encontrado. Investir em uma página no Facebook, perfil no LinkedIn e focar em campanhas no Google Adwords são boas opções.

Considere também investir em um blog, com conteúdo atrativo ao seu público-alvo. É uma ótima maneira de começar uma relação de parceria duradoura.

Gostou das dicas? Então descubra como investir em marketing de conteúdo para a sua distribuidora e aumentar o faturamento!

 

 

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *