COMO EVITAR A INADIMPLÊNCIA DOS CLIENTES NA DISTRIBUIDORA?

Quando uma distribuidora vende a prazo e começa a não receber, passa a ter problemas. Afinal, o dinheiro devido pelos clientes era importante para manter o fluxo de caixa e pagar as contas. Por isso, é preciso saber como evitar a inadimplência.

Lembre-se sempre de que mais fácil do que lançar mão de estratégias de cobrança, é evitar que as dívidas dos clientes aconteçam e se acumulem. Dessa maneira, antes de oferecer prazos e esperar para receber boletos, é preciso ter a certeza de que o cliente terá como pagar a conta. 

Como evitar a inadimplência? Cuidado ao dar crédito

Uma das formas de evitar a inadimplência é tendo cuidado na hora de oferecer crédito, principalmente quando o cliente é novo. Muitas vezes, a distribuidora começa a atender um novo cliente e, como o parceiro tem uma boa reputação no mercado, é comum já na primeira compra oferecer um grande crédito. Afinal, a ideia é conquistar esse cliente.

Contudo, como todo relacionamento comercial recente, é preciso ter cautela. O ideal é oferecer um crédito menor e, com o tempo, caso a relação de compra e venda flua bem, é possível aumentar o valor disponível para pagamento a prazo.

Com isso, primeiro você terá uma noção melhor da forma como a outra empresa trabalha. Além disso, terá certeza de que a parceria entre ela e a distribuidora dará certo. Dessa forma, poderá avaliar se é ou não seguro aumentar a margem de crédito. Tenha cautela sempre. 

Consulte o Serasa

A empresa é cliente há muito tempo? Tem boa fama no mercado? Nunca atrasou uma conta? Não importa! Se quer saber como evitar a inadimplência tenha em mente que a consulta no Serasa é essencial. 

Lembre-se de que toda empresa está sujeita a ter dificuldades financeiras e que isso pode acontecer com o seu cliente também. Então, antes de dar o prazo, faça uma consulta rápida. 

Avalie a situação da empresa parceira, veja se ela está com as contas em dia ou se há pendências. É possível saber se a dívida é para outra distribuidora ou para um banco.

Caso note que um cliente está negativado, avalie bem. Você pode, por exemplo, diminuir o valor do crédito dele ou até pedir o pagamento à vista. Essa é uma forma eficiente de como evitar a inadimplência e merece ser considerada. 

Cobre rápido quando houver atraso

Muitas vezes, o comprador não paga por não ter valor em caixa, outras ele simplesmente esquece da dívida. Isso é ainda mais frequente em pet shops pequenos, nos quais os donos fazem praticamente tudo e por isso não têm um controle financeiro muito eficiente. 

O problema é que se ele não paga e a dívida acumula com a de outra compra feita, fica mais difícil para o dono do estabelecimento pagar. Por isso, a dica de como evitar a inadimplência nesses casos, é mandar lembretes.

Você pode, por exemplo, mandar um SMS para lembrar o cliente que a fatura está vencendo ou encaminhar um e-mail com a mesma finalidade. Isso pode ser feito na véspera do vencimento, como um procedimento normal da sua distribuidora.

Caso o boleto vença e não seja pago, espere uns dias e envie um novo alerta por e-mail. Se mesmo assim não tiver retorno, é indicado conversar com o parceiro, para encontrar uma solução. Quanto antes vocês acordarem uma forma de pagamento, melhor. Isso evitará o acúmulo de dívidas e ajudará a manter um bom relacionamento com a empresa parceira. 

Gostou das dicas de como evitar a inadimplência? Então confira também dicas de como organizar o estoque da sua distribuidora.

 

 

 

 

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